Em parceria com a Alerj, Agetransp participa de ação na Central do Brasil em defesa da pessoa idosa

 

Em parceria com a Alerj, Agetransp participa de ação na Central do Brasil de conscientização da violência contra o idoso

O conselheiro presidente da Agetransp, Adolpho Konder, participou nesta quinta-feira (12/6), nas estações Central do Brasil da Supervia e do Metrô Rio, de uma ação pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado dia 15 de junho. Ele foi acompanhado pelo deputado estadual Munir Neto, presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Rio.
“Em parceria com a Agetransp, estamos fazendo essa ação para conscientizar as pessoas sobre a prioridade que os idosos têm no transporte público. Levantar-se para um idoso sentar-se não é um favor, é uma obrigação”, explicou o deputado Munir Neto. A Lei Estadual 8.415, de 12 de junho de 2019, determina que todos os assentos nos transportes públicos intermunicipais sejam preferencialmente destinados a idosos, pessoas com crianças de colo, gestantes, obesos, deficientes e pessoas com limitação temporária de locomoção.
O conselheiro presidente da Agetransp, Adolpho Konder, ressaltou a importância da parceria com a Alerj para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com os idosos. “São atos como este que demonstram a importância que damos ao respeito e aos cuidados com as pessoas idosas, seja no trem, no metrô ou em qualquer outro transporte público”, afirmou.
O conselheiro presidente Adolpho Konder e o deputado estadual Munir Neto também acompanharam a fiscalização e distribuíram panfletos educativos numa composição do ramal Belford Roxo, estacionada na Central, e depois, no metrô, em viagem da Central do Brasil até a estação Carioca. Também houve a distribuição de 100 mudas de plantas aos passageiros, oferecidas pela Cedae. 
A ação foi acompanhada por servidores da Câmara de Transportes e Rodovias (Catra), da Ouvidoria, Corregedoria e da Presidência da Agetransp, além de integrantes da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Alerj.